sábado, 1 de dezembro de 2012

COMO NÃO PERDER A CABEÇA (1)



ENKI ZISHA Y BONECAE
 /EMQUI ZIXÁH rei BONEKAI/
Quando traduz-se literalmente para o vosso idioma temos assim "O CÓDIGO DE RESPEITO", trata-se de uma tradição dos Reinos Sutis (SULTA RADIJA /SÚLTA RADÍJA/) onde uma mesma sentença pode ser dita em até trinta formas de acordo com o Status de quem se dirige a alguém.

AGIKAE ENKI GIMA? /ÁGUIKAI ENKI GIMA/
"Como estás O Senhor?"
Do súdito para o Senhor de Status elevado.

EZURO y DOMAINT 
/ÊZURO rei DÔMAIN/
FORMAS DE RESPONDER


AGI y /ÁGUIKAI rei/ > Encontro-me de bem.
SCIEN y /SÁIN rei/ > Encontro-me de mal.
I'SHOR VIFRAGO /VFRÁGO/ > Estou aborrecido.


ONGIAE ENKI GIMA? /ONGIAI ENKI GIMA/
"Bem estás O Senhor?"
Da esposa para o marido, Senhor de Status elevado.


EZURO y DOMAINT

EVONGI IKY /EVONGI IKY/ > Estamos bem.
EVONGI NI /EVONGI NI/ > Estamos mal.
EVA'SHOR VIFRAZE /VFRÁGO/ > Estamos aborrecidos.


RANKAE IMAH? /RANKAI ÍMÁH/
"Como estás?"
De amigo para amigo.


EZURO y DOMAINT


ZABARIKY /ZABARÍK/ > Estou bem.
IFARIKY /ÍFÁRÍKY/ > Estou mal.
DYA YA /DJÁ JÁ/ > Estou tranquilo.
I'SHOR VIFRAEN /AÍ SHOR VIFRAEN/ > Estou aborrecido.
I'SHOR PAN /AÍ SHOR PAN/ > Estou preocupado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário